A primeira semana da NFL

Destaquei 3 jogos imperdíveis da primeira semana da NFL: Ravens @ Chiefs, revanche da última final da conferência; Packers @ Eagles, primeiro jogo da NFL na América do Sul; e Jets @ 49ers, Monday Night Football com Aaron Rodgers contra a equipe que não o escolheu no draft de 2005.

A primeira semana da NFL
Bandeiras do San Francisco 49ers e do Kansas City Chiefs

16 partidas serão disputadas na primeira semana da NFL a partir de 5 de setembro, quinta-feira. Eu escolhi três como as mais importantes: Ravens @ Chiefs, Packers @ Eagles e Jets @ 49ers. Para te ajudar a discordar com mais substância, explico minha escolha para essas partidas.

Baltimore Ravens @ Kansas City Chiefs

Quando o chute inicial da primeira partida oficial com as novas regras acontecer em Kansas City, será o fim da abstinência dos fãs de futebol americano e o começo da contagem regressiva. Serão 18 semanas de temporada regular, 3 semanas de pós-temporada, a semana do Pro Bowl e finalmente o Super Bowl 49, em 9 de fevereiro em New Orleans.

Ravens e Chiefs fizeram a última final da Conferência Americana, com vitória de Kansas City por 17 a 10 em Baltimore. O ataque liderado por Patrick Mahomes e Travis Kelce começou forte e a defesa liderada por Chris Jones completou o serviço, deixando os fãs de Taylor Swift felizes e ansiosos para saber se a musa conseguiria chegar a tempo de assistir ao Super Bowl 48 em Las Vegas, depois de fazer um show em Tóquio na noite anterior.

Essas equipes já se enfrentaram 13 vezes, com os Chiefs liderando com 8 vitórias contra 5 dos Ravens. Na pós-temporada, cada equipe tem uma vitória.

Lamar Jackson, quarterback dos Ravens, é o atual Jogador Mais Valioso da NFL, prêmio que também venceu em 2019. Os Chiefs são uma das duas equipes que possuem mais vitórias que derrotas contra Lamar. A outra é o rival de divisão Pittsburgh Steelers.

A derrota em casa produziu mudanças nos Ravens. O coordenador defensivo Mike Macdonald assumiu como treinador do Seattle Seahawks. Para seu lugar veio Zach Orr. A dupla de linebackers Jadevon Clowney e Patrick Queen, além de um dos pilares da linha ofensiva, Kevin Zeitler, também aceitaram ofertas de outras equipes.

Os Chiefs investiram US$ 158 milhões em um contrato de 5 anos para manter Chris Jones e buscar o terceiro título em sequência, feito que nenhuma equipe conseguiu na era do Super Bowl.

A vitória de Baltimore coloca o time de John Harbaugh como candidato ao Super Bowl. A vitória de Kansas City confirma a força da equipe comandada por Andy Reid.

A partida acontece em 5 de setembro às 21:20 no Arrowhead Stadium em Kansas City. Meu palpite: vitória dos Chiefs.

Green Bay Packers @ Philadelphia Eagles

Os fãs brasileiros foram presenteados com a escolha de duas das equipes mais tradicionais da NFL para a primeira partida da liga na América do Sul. Mandante, o Philadelphia Eagles recebe o Green Bay Packers. Já se enfrentaram 46 vezes, com 28 vitórias dos Packers e 18 dos Eagles. Em pós-temporada, duas vitórias de Philadelphia, em 1960 (campeonato da NFL) e 2004 (rodada de divisão), e uma vitória de Green Bay, em 2011 (rodada de wild card).

Os Eagles superaram a derrota no Super Bowl 47 para os Chiefs e começaram a temporada 2023 com 10 vitórias e 1 derrota. A partida em casa contra os 49ers na semana 13 era a final antecipada da Conferência Nacional, e a derrota por 42 a 19 marcou o início da derrocada da equipe. Foram seis derrotas em sete jogos, incluindo a eliminação na primeira rodada da pós-temporada na derrota por 32 a 9 para o Tampa Bay Buccaneers.

Com o emprego ameaçado, o treinador Nick Sirianni trocou os coordenadores de ataque e de defesa. A aposentadoria de Jason Kelce, principal jogador da linha ofensiva, foi mais uma perda importante. Para compensar, a equipe foi buscar o corredor Saquon Barkley no rival New York Giants.

Torcedores e imprensa local estão otimistas por resultados melhores na temporada 2024 para a equipe da Philadelphia.

Os Packers tiveram uma temporada emocionante em 2023. Depois de um início com 3 vitórias e 6 derrotas, a equipe terminou com 9 vitórias e 8 derrotas e conquistou a sétima vaga na pós-temporada.

Depois de derrotarem o Dallas Cowboys fora de casa por 48 a 32, os Packers visitaram o San Francisco 49ers, dominaram boa parte da partida e foram derrotados de virada no último quarto.

O time é jovem e deve amadurecer bastante com os aprendizados de 2023, especialmente com a derrota em San Francisco. Jordan Love mostrou que tem qualidades para liderar a equipe, que vem de Brett Favre e Aaron Rodgers na posição de quarterback. Na defesa, Jeff Hafley assume como coordenador após a demissão de Joe Barry.

Em campo, além de Love, o corredor Josh Jacobs e o defensor Rashan Gary são as principais armas da equipe para 2024.

A partida acontece em 6 de setembro às 21:15 na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo. Meu palpite: vitória dos Packers.

New York Jets @ San Francisco 49ers

Os Jets começaram 2023 sonhando alto, com a contratação de Aaron Rodgers, quarterback quatro vezes Jogador Mais Valioso da NFL. Rodgers deixou o Green Bay Packers por US$ 75 milhões e dois anos de contrato. O sonho virou pesadelo na quarta jogada da partida de abertura, quando o quarterback rompeu o tendão de Aquiles e perdeu a temporada.

Antes do draft de 2005, havia a expectativa de que San Francisco escolheria Aaron Rodgers com a primeira escolha. A equipe optou por Alex Smith. Escolhido na posição 24, Rodgers esperou três anos em Green Bay até substituir a estrela Brett Favre.

Apesar das 6 vitórias contra os 49ers na temporada regular, Rodgers perdeu as 4 vezes que as equipes se enfrentaram na pós-temporada. E em todas essas derrotas, o fato de não ter sido escolhido pela equipe de San Francisco no draft de 2005 volta à tona.

A equipe de San Francisco terminou a temporada de 2023 perdendo na prorrogação do Super Bowl 48 para o Kansas City Chiefs. A principal mudança para a temporada 2024 foi na posição de coordenador defensivo. Steve Wilks foi demitido e, para seu lugar, o treinador Kyle Shanahan promoveu Nick Sorensen.

Os principais jogadores do ataque estarão de volta, liderados pelo "Senhor Irrelevante", o quarterback Brock Purdy, última escolha do Draft de 2022. O grupo se completa com o corredor Christian McCaffrey, os recebedores Brandon Aiyuk e Deebo Samuel, o tight end George Kittle, o bloqueador Kyle Juszczyk e o veterano jogador da linha ofensiva Trent Williams.

A equipe continua forte para a temporada 2024 e talvez ainda consiga manter os principais jogadores para a temporada seguinte. Mas a janela para vencer o Super Bowl está se fechando para esses jogadores do San Francisco 49ers.

Há tantas nuances nessa partida que a NFL a escolheu para o primeiro Monday Night de 2024, que acontece em 9 de setembro às 21:15 no Levi’s Stadium em Santa Clara. Meu palpite de torcedor: vitória dos 49ers.

As demais partidas

Qual partida da primeira semana da NFL você aguarda com mais expectativa? Aqui está a tabela completa:

Quinta, 5 de Setembro

21:20 Baltimore Ravens @ Kansas City Chiefs

Sexta, 6 de Setembro

21:15 Green Bay Packers @ Philadelphia Eagles (em São Paulo)

Domingo, 8 de Setembro

14:00 Pittsburgh Steelers @ Atlanta Falcons

14:00 Arizona Cardinals @ Buffalo Bills

14:00 Tennessee Titans @ Chicago Bears

14:00 New England Patriots @ Cincinnati Bengals

14:00 Houston Texans @ Indianapolis Colts

14:00 Jacksonville Jaguars @ Miami Dolphins

14:00 Carolina Panthers @ New Orleans Saints

14:00 Minnesota Vikings @ New York Giants

17:05 Las Vegas Raiders @ Los Angeles Chargers

17:05 Denver Broncos @ Seattle Seahawks

17:25 Dallas Cowboys @ Cleveland Browns

17:25 Washington Commanders @ Tampa Bay Buccaneers

21:20 Los Angeles Rams @ Detroit Lions

Segunda, 9 de Setembro

21:15 New York Jets @ San Francisco 49ers

Foto de Mick Haupt na Unsplash